11 de out. de 2015

Top 3 - Decepção Literária

Olá, leitores.
Como vão?


No post de hoje irei falar um pouco sobre os livros que me decepcionaram de alguma forma, seja na conclusão dele, seja em pontos negativos, em suma, falaremos de decepção literária, quando as pessoas nos incentivam demais a ler tal livro, e ao ler você se pergunta: É isso?! Esperava mais, bem mais,

Antes de começarmos, um aviso: NÃO haverá spoiler, somente minha opinião sobre o porquê que me decepcionou. Então, fiquem despreocupados.

Top 3 - Decepção Literária.


E abaixo segue a lista dos três livros que mais me decepcionaram, e um pequeno texto sobre o porquê disso (SEM spoiler). Acredito que não seja o único que já se decepcionou muito com um livro, e é exatamente o que o post sugere. Aliás, todos, mesmo que de formas diferentes, já nos decepcionamos literariamente.
E antes de tudo, esta é a MINHA opinião. Todos são livres para dar uma, independente do quão diferente das outras ela seja. Então, se você discorda ou não, independente disso, respeite a minha.








1° - A esperança - Jogos Vorazes - Suzanne Collins.



No último volume da tão famosa trilogia Jogos Vorazes, A esperança, minhas expectativas para o terceiro livro e a conclusão de tudo foram muito altas, considerando o fato de que os dois primeiros volumes, Jogos Vorazes e Em chamas, me surpreenderam até demais (principalmente Em chamas), mas ao chegar logo no primeiro capítulo de A esperança, as coisas pareceram mais leves, como se não fosse o último volume. Suzanne Collins com certeza nos mostrou que Katniss estava abalada emocionalmente com tudo o que passou e tudo que viria pela frente, considerando o que acontece no final do segundo volume, mas ao fazer isso, do seu próprio modo, de certa forma, ela diminuiu o alto fogo em que a série havia conseguido chegar. No decorrer do livro, temos algumas partes que salvam, as mortes, por exemplo. Algumas mortes forma dignas, bem construídas e formuladas, outras, achei um TANTO desnecessárias, como se a autora quisesse apenas matar, sem motivo algum. Me decepcionei ainda mais pelo fato de que o triângulo amoroso (eu tanto odiava) acabaria de uma forma trágica, mas novamente uma decepção. Confesso que somente da metade do livro para o final, o livro começou a finalmente me prender, me instigar e me deixar ansioso pelo próximo capítulo e pelos próximos acontecimentos. Enfim, A esperança, com certeza, é o pior livro da trilogia, mas acredito que, nas adaptações (A esperança parte 1 e A esperança - O Final) os acontecimentos ficarão melhores, e acredito que, ambas as partes serão melhores que o livro. Sim, leram certo. Acredito que as adaptações do último livro ficarão melhores do que o livro em si.


2° - O Teorema Katherine - John Green.



Sem dúvidas o pior livro do autor já lido por mim. Muitos me disseram que valia a pena comprar e ler, porque o livro nos fazia dar boas risadas e tinha um conteúdo legal, e já que estou falando que me decepcionei, para mim, não teve humor, muito menos um conteúdo legal. A criação de Colin pelo autor foi um tanto precipitada, e para mim, mal feita. E seu amigo, Hassan, ainda pior. E o fato de que Lindsey ser uma "caipira" (palavra descrita no próprio livro), e falar errado, não me fez rir, pelo contrário, me irritou, já que odeio o mal uso da Língua Portuguesa, e achei que a personalidade dela, sem dúvida, foi MUITO forçada. Não foram só pontos negativos no livro, alguns, bem poucos, salvaram, como por exemplo as frases, já que boas frases nunca faltam em um livro do Green, mas ao todo, foi pura decepção. talvez até o pior livro que tenha lido em toda vida. 



3° - Silo - Hugh Howey



Essa foi uma baita decepção. Motivo principal: expectativa demais, Diz aquele velho ditado que não devemos criar expectativas, e sim porcos, se tudo der errado, haverá bacon (que fique claro, ODEIO bacon). Silo me chamou muita atenção pelas várias críticas positivas e também pela sinopse que me deixou instigado demais para ler, e assim que consegui, comecei. Primeiramente, a escrita não me agradou, forcei com a barriga esperando que no decorrer do livro, ele melhorasse, e que a leitura iria valer a pena, mas foi completamente o contrário. Segundo. os personagens, infelizmente nenhum me agradou. Sabe aquele sentimento bom de quando você está lendo, gosta do personagem e também se identifica com ele? Bem, isso NÃO aconteceu com o livro. Não me relacionei, tampouco me identifiquei com qualquer um. Personalidades forçadas, para mim. E por fim, a maior decepção: acredito que Silo tenha um ÓTIMO conteúdo, mas infelizmente o autor não soube usar isso, não tão bem quanto deveria. Se um pouco melhor escrito, com personagens mais cativantes, um pouco de humor, e coisas que dão VIDA ao livro, seria melhor e dificilmente estaria falando deste livro aqui, agora, no Top 3 - Decepções literárias. Mas apesar de muitos pontos negativos, uma coisa que o autor soube fazer, e que me encantou, foi saber formular frases. Muitas frases do livro me chamaram atenção, muitas bem criadas e elaboradas, exatamente como o livro deveria ter sido.

Uma perguntinha: Quais suas maiores decepções literárias?


Bom galera, é isso.
Espero que tenham gostado do post, e que eu tenha conseguido deixar claro minha opinião e meus motivos para não gostar tanto dos livros que citei.

Com carinho,
Weasleyzinho.




7 comentários:

  1. O Teorema Katherine é realmente decepcionante, finalmente alguém que concorda com isso (toca aqui). Achei que John Green quis fazer do Colin uma pessoa "incrível" demais. Fora as partes em que a Lindsey fala "cê" e "ocê"... Mãe de Deus! Como isso é irritante.
    Ótimo post, bem esclarecedor. Beijos!
    Obs: Também não sou super fã de bacon :s #SalvemOsPorquinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, bate aqui MESMO. Quando a Lindsey fala assim me irrita também. Obrigado, abraços, beijos. #SalvemOsPorquinhos.

      Excluir
  2. Que triste isso! Eu não li o que você escreveu sobre "A Esperança" porque é o único que falta para ler... Nem o trailer eu vi! Mesmo você avisando que não tem spoiler... Todo cuidado é pouco ahahah

    "O Teorema de Katherine" nem vou me arriscar... Mas "Silo" já tenho interesse!

    Bjo!
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA realmente, todo cuidado é pouco, exatamente. OTK, não se arrisque mesmo, Silo, acredito que possa gostar; Bjo.

      Excluir
  3. Teorema é uma decepção mesmo, e tem gente que jura que ama! hahaha
    Você não gostou de A esperança e eu não consegui sair do terceiro capítulo de Jogos Vorazes ):

    Adorei seu blog! Já estou seguindo!
    Bjs,

    Stuck In Problems

    ResponderExcluir
  4. Realmente, muita muita, mas sério? Como assim não consegue ler Hunger Games? AMO! Vai que vai.
    Awn, obrigado, obrigado <3 Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá Edu,
    Das suas decepções, eu só posso falar de 'Teorema de Katherine'. Tenha a mesma visão que você, até gostei de algumaa partes... mas 90% do livro é entediante. Achei a trama muito enrolona e prefiro nem tentar reler, sem dúvidas foi tempo perdido.

    ResponderExcluir